EQUIPA
DIRETOR
Guilherme Marta
Produção | Pós- Produção | Sound Design | Mix
Guilherme Marta é diretor da XIBITA. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos como compositor e produtor musical, tanto para os seus projetos artísticos como para artistas emergentes. Atualmente, é também diretor artístico no Projeto CVME (Coletivo Viseense de Músicos Emergentes). É apaixonado por filmes B e adora cozinhar.
Nasceu em Viseu onde iniciou a sua formação na área da música no Conservatório Regional de Música de Viseu. Tem licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e licenciatura em Música, na variante de Produção e Tecnologias da Música na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).
Até à data, ganhou o prémio artista revelação Anim’arte com o grupo Bang Avenue, integrou o CD “Novos Talentos Fnac” com o Single "A Mulher Beirã" do seu projeto O Marta e venceu o prémio Melhor Projeto Musical Emergente no festival Emergente.
Para além de gravar, compor e ter atividade regular como produtor musical para os seus projetos, nos últimos anos tem também feito esta sua atividade para outros projetos, destacando-se: Composição, mistura e masterização para a curta-metragem "Teresa"; Produção e Mistura para o EP do grupo "Meaning to Crack"; Produção e Mistura para o EP do grupo “Wine on the Carpet”; Mistura e masterização para uma curta- metragem “Clave de Lua”; mistura e masterização para um curta-metragem “Palavras-cruzadas”.
CHIEF AUDIO ENGINEER
PEDRO RAFAEL
Produção | Mix | Master
Pedro Rafael é um dos nossos produtores e engenheiros de som. Se no trabalho opta pela especialização, nos tempos livres é um curioso inato por variedades. Das artes ao pragmatismo, das ciências humanas às exatas, considera a criação um ato holístico e multidisciplinar, onde cada artista é um mundo por aprofundar. Gosta de caminhadas e documentários.
É músico, produtor musical e engenheiro de mistura nascido em Vila Nova de Gaia, Porto.
Apaixonado pela música desde muito novo, começou a sua formação no Conservatório Regional de Gaia, onde finalizou oito anos de ensino direcionados a piano, formação musical, composição e técnica vocal. Em simultâneo, foi desenvolvendo de forma auto-didata o domínio pela guitarra, produção musical e áudio, matérias que veio a implementar nos seus projetos pessoais durante os tempos de escola. Neste contexto, começou a sua banda, Amplifica-Dor, onde se aproximou de estilos como o Pop, Pop-punk e Folk. Mais tarde, o seu desenvolvimento na produção musical e áudio levou-o a trabalhar sistematicamente com outro artistas e bandas, atividade que mantém até hoje. Ingressou no Ensino Superior, no curso de Produção e Tecnologias da Música (ESMAE), onde pode aprofundar todas estas temáticas e mais tarde estagiar curricularmente com João Bessa (produtor de renome no panorama musical nacional). Hoje, Pedro Rafael desenvolve a sua atividade enquanto songwriter, produtor e mixer, colaborando nos mais diversos géneros musicais com um único objetivo em comum: ajudar artistas a encontrar e desenvolver a sua própria sonoridade.
CHIEF AUDIO ENGINEER
Henrique mesquita
Composição | Pós-Produção
Henrique Mesquia Pinto é o nosso compositor. Tem crescido nos últimos anos no panorama musical da música contemporânea devido à sua enorme versatilidade e dedicação. Gosta de praticar desporto e aprender sobre mecânica.
É um compositor/pianista contemporâneo que nasceu a 3 de junho de 1997 em Sarnen, na Suiça.
Frequenta a licenciatura em composição na Escola Superior de Artes e Música do Espetáculo (ESMAE), tendo tido aulas de composição com os compositores Telmo Marques e Carlos Azededo. Dedica grande parte do seu estudo à orquestração, entendimento da harmonia e em música para cinema, sendo este um dos seus maiores interesses, tendo já feito bandas sonoras para curtas metragens.
Conta também com peças estreadas na academia Garage&Stage, no Auditório Ruy de Carvalho, na ESMAE, no Teatro Helena Sã e Costa e no Museu do Romântico.
Peças estreadas:
- “Sussuros do Crepúsculo”, Piano (Academia Garage&Stage) (2022);
- “Dhiana”, Piano (Esmae) (2022);
- “Três Paisagens Hibrídas”, Piano (Teatro Helena Sã e Costa) (2023);
- “Flutuação”, Piano (Esmae) (2023);
- “Farewell”, Violino e Piano (ESMAE) (2023);
- “Timeless Travel”, eletroacústica (Teatro Ruy Carvalho) (2023);
- Êxodo Sombrio, Eletroacústica (ESMAE), 2024;
- “Último Suspiro”, Flauta, Trompa, Piano, Viola e Violoncelo (Museu do Romântico) (2024);
Curtas Metragens:
- “Atrás de Ti”, Sebastian (2024);
- “Umbral”, Miguel Andrade (2024);
PRODUTORA
CATARINA SILVA
Coordenação de Produção | Comunicação
Catarina Silva é responsável pela coordenação e gestão da produção. Com ela nada escapa. É mestre em planear e organizar e faz com que tudo corra tranquilamente, sem deslizes. É apaixonada por comida italiana, gosta de fazer sobremesas e de filmes de terror.
Apesar da sua formação em Biologia, Catarina Silva esteve sempre também ligada às artes, tendo participado em diversas formações teatrais. É, desde 2020, Data Manager para a Universidade de Rutgers, onde faz a limpeza e compilação de dados e gestão de bases de dados para o projeto de longa duração da Estação de Investigação de Orangotangos de Tuanan (Indonésia). Em paralelo tem exercido atividade como assistente de produção e produtora executiva em diversos videoclipes para artistas nacionais e trabalha atualmente em parceria com Guilherme na gestão da produtora XIBITA.
COLABORADORES
COLABORADOR
Leonardo Patricio
Sound Design | Mix | Master
Leonardo Patrício é um dos nossos engenheiros de som. É uma verdadeira enciclopédia e possui uma extrema aptidão técnica nas mais variadas áreas da produção e pós-produção de áudio. Adora a estética do cinema de Hong Kong e possui uma extensa biblioteca de música portuguesa.
Nascido em Viseu, iniciou o seu percurso musical, aos 6 anos, onde começou a estudar piano em Moimenta da Beira, tendo passado pela Orquestra Ligeira de Moimenta da Beira brevemente antes de frequentar o Conservatório Regional de Música de Vila Real, onde se formou em piano. Foi por esta altura também que começou a compor em partitura e, mais tarde, a produzir as suas próprias músicas. Com uma background académica em Engenharia Eletrónica (Universidade de Aveiro) e em Produção e Tecnologias da Música (ESMAE), paralelizada pelo surgimento dos seus primeiros projetos originais como Bang Avenue, formado em 2017 com Guilherme Marta, e Folden, passou pouco depois a fazer ponte entre a música e o filme, em documentários audiovisuais em espaços como o GrETUA, Teatro Aveirense, Sonoscopia e RIJu - Côja. Conta com dois álbuns lançados e uma série de peças musicais a solo e para multimédia, assim como colaborações com projetos e artistas como: Bernardo Chatillon, O Marta, Louis G, Fábio Borges, HERAS, Fra Ensemble, Porta 253, entre outros.
Atualmente, realiza vários trabalhos de produção multimédia, frequentemente centrados em pós-produção musical e som ao vivo, assim como videografia e montagem de vídeos documentais e videoclips, e apresenta novas criações sonoras sob o alias Leno in Lato. Atua também como diretor artístico do Pomares Music Fest - festival de artistas musicais emergentes.
COLABORADOR
sara machado
Foley | Sound Design | Produção
Sara Machado é a nossa Foley Artist, mas para além disso, é também a nossa visão mais experimental no que toca a Sound Design e Produção. Gosta de riscar papel, seja em forma de escrita, desenho ou nenhum dos dois.
Sara Machado nasceu a 1 de março de 2002 em Viseu, vivendo atualmente entre esta cidade e o Porto. Iniciou o seu percurso musical formalmente por volta dos 6/7 anos no Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão (Viseu), onde concluiu o oitavo grau de violino. Ao longo do seu percurso fez parte de alguns agrupamentos, sendo exemplo a Orquestra Juvenil de Viseu. Para além do violino e da voz, aprendeu de forma mais autónoma a tocar outros instrumentos que usa agora em performances ao vivo ou em trabalhos de produção. Concluiu a licenciatura em Produção e Tecnologias da Música na ESMAE no ano de 2023, desenvolvendo ao longo do curso interesse em diversas áreas relacionadas com o som, quer na sua forma mais artística, técnica ou científica. Trabalha atualmente na equipa audiovisual da instituição Casa da Música, sendo as suas principais funções gravação e mistura de concertos ao vivo, bem como limpeza e edição de áudio. Toca com a banda que acompanha o projeto O Marta e faz frequentemente trabalhos de exploração sonora recorrendo a vários instrumentos acústicos, mas também ao processamento e manipulação de field recording. Começou mais recentemente a realizar trabalhos de som para imagem.
COLABORADOR
Pedro Martins
Videografia
Pedro Martins é o nosso responsável pela secção de vídeo. Tem a capacidade de fazer magia com a sua câmara e consegue juntar ao vídeo o seu rico conhecimento musical. Para além de videografo é um entusiasta do som, sendo um elemento essencial para fazer a ligação do áudio ao vídeo. Nos tempos livres gosta de caminhar e de fazer música.
É profissional de vídeo e trabalha atualmente enquanto freelancer nessa área. Tem formação em Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior de Educação de Viseu, e em Comunicação Multimédia – Audiovisual Digital na Universidade de Aveiro. Profissionalmente, fez um estágio na Associação Académica da Universidade de Aveiro em 2022 enquanto videógrafo e trabalha atualmente para a Universidade de Aveiro na mesma área. Paralelamente, tem trabalhado de forma independente em vídeo desde 2019, procurando continuamente crescer a sua técnica.
COLABORADOR
RITA RICARDO
Fotografia
Rita Ricardo é a responsável pela fotografia da XIBITA. É extremamente versátil e tem olho para pormenores. É apaixonada por cães, fazer caminhadas por trilhos em grupo e cabelo colorido e está sempre disponível para conversas longas, concertos de rock e leituras em qualquer parque relvado.
É uma Artista Multidisciplinar, nascida no distrito de Aveiro, cujo trabalho explora temas como a condição humana, sociedade, saúde mental, auto-conhecimento e auto-aceitação através de pintura, técnica mista, ilustração e fotografia.
Designer de formação, completou em 2021 o Mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro. Tendo encontrado um forte interesse por fotografia e vídeo durante os estudos, percebeu uma necessidade de combinar vários meios técnicos para a concretização dos seus projetos.
Autora das capas do EP “Not An Album” e do álbum “Album”, da banda Bang Avenue; tem experiência como Editora Multimédia na Bosch e, atualmente, é Produtora e Gestora de Conteúdos Digitais nos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações Públicas na Universidade de Aveiro. Paralelamente, desenvolve as suas capacidades técnicas na área de ilustração, sendo as Artes Plásticas o elemento mais relevante ao longo do seu percurso.